O site Boxun, que abriga vários blogs de dissidentes políticos chineses e tem servidor nos Estados Unidos, registrou um potente ataque de piratas virtuais da China. A ação resultou no fechamento de 2 mil blogs, informou nesta sexta-feira a ONG de defesa da liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras.
"Estamos indignados com a atitude desses hackers, muito provavelmente instalados na China, que deixaram fora de serviço 2 mil blogs", afirmou a entidade em um comunicado.
O editor do Boxun, Wei Shi, disse à ONG que o site nunca havia enfrentado um ataque DDOS (sigla em inglês para ataque distribuído de negação de serviço). Os atacantes bombardearam o servidor com um número imenso de pedidos de conexão.
"Nossa plataforma boxun.com/blog caiu dia 24 de dezembro. Não estamos ainda seguros de poder recuperar todos os dados perdidos e vamos ter de encontrar um novo servidor", acrescentou Wei.
Em agosto, outro ataque ao Boxun suspendeu dez páginas de dissidentes políticos chineses que parecem ser, segundo a ONG, o autêntico alvo dos piratas virtuais.
Alguns blogueiros foram detidos, condenados ou enviados a hospitais psiquiátricos na China por "subverter a autoridade do Estado". Eles haviam criticado em seus blogs os abusos cometidos pelo regime.
Segundo o relatório anual da Repórteres Sem Fronteiras, a China é "a maior prisão do mundo para jornalistas", com cerca de 100 repórteres e intelectuais presos por terem publicado críticas ao regime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário