sábado, 26 de janeiro de 2008

Entre de cabeça na era da TV DIGITAL.


Na viagem que fiz no inicio desse ano (20 maravilhosos dias em Cabo Frio – RJ), tive tempo de reencontrar amigos e familiares que não via há certo tempo. Conversamos e nos divertimos bastante. Mas como eu nunca me desligo por completo da minha paixão que é blogar, estava sempre procurando assunto para escrever. Deparei-me varias vezes nas conversas com meus amigos, com assuntos interessantes que dariam um belo post. Mas o que mais me chamou a atenção por ser um assunto atual foi: TV DIGITAL. É um assunto que está na mídia, mas muitas perguntas estão sem respostas para alguns. Duvidas do tipo: Que conversor usar? Qual antena é mais indicada? Estão deixando muita gente sem saber o que é verdade e o que é mito sobre o assunto. Então decidi listar as principais e mais relevantes perguntas e suas respectivas respostas, para esclarecer duvidas que possa surgir sobre a badalada TV DIGITAL.

Vamos a elas.

1. Qualquer TV de plasma ou LCD está pronta para transmitir a TV digital?

R: Não. Quem já tem um aparelho precisará comprar o conversor. Apenas alguns modelos começam a ser vendidos agora com conversor embutido

2. Além do conversor, o que é recomendável para ter TV digital de alta resolução?

R: O pacote de sobrevivência para aproveitar o mundo HDTV também inclui uma televisão com resolução HD, ou superior, uma antena UHF e um cabo HDMI.

3. Posso ter um único conversor para todas as TVs da minha casa?

R: Não. Se você ligar todos os televisores num único conversor, eles transmitiram a mesma imagem. Mas dá para compartilhar a antena UHF. Quem mora em prédio pode ainda usar a antena distribuída pelo condomínio.

4. Por que às vezes tenho que mexer na antena quando mudo de canal?

R: Cada emissora tem sua antena de transmissão. Conforme se muda de canal pode ser necessário ajustar a posição da antena receptora para que ela aponte para o transmissor sintonizado e mostre a melhor imagem.

5. O que significa full HD?

R: uma imagem full HD é aquela que tem definição de 1080p(progressiva). Tecnicamente, isso significa que a imagem é formada por 1080 linhas horizontais, enquanto a imagem da tevê de tubo tem apenas 480 linhas horizontais. Na pratica, trata-se de uma imagem seis vezes melhor q a do DVD e 13 vezes melhor q a analógica.

6. A transmissão do decodificador de TV digital e full HD?


R: Não. Ainda não existem equipamentos nem tecnologia para a transmissão aberta com a definição 1080p(full HD). O sistema de transmissão será de 1080i.

7. Qual é a diferença entre o padrão 1080i e o 1080p?

R: a diferença entre uma resolução e outra é que a 1080i faz transmissão alternando as linhas pares e impares. Já a 1080p mostra 1080 linhas ao mesmo tempo, aumentando a definição da imagem.

8. Já existe conteúdo 24 horas por dia em alta resolução?

R: Não, na fase inicial ainda são raros os programas em HDTV, a máxima resolução disponível hoje. Mas o cardápio inclui telejornais, novelas e jogos de futebol.

9. Todas as emissoras de TV transmitem o sinal digital com a mesma qualidade?

R: Não. Cada emissora pode optar em transmitir o sinal digital em high dfinition(alta resolução) ou standard definition, qualidade compatível a de um DVD.

10. Mesmo com conversor embutido na TV preciso usar uma antena?

R: Sim. A antena só é dispensável se você receber o sinal digital HD de uma TV por assinatura.

11. Se não comprar um conversor não conseguirei mais assistir TV convencional?

R: Conseguirá. O sinal analógico continuará sendo transmitido até, pelo menos, 2016.

12. Já tenho um plano de TV por assinatura. Preciso comprar um conversor?

R: Se você quiser assistir aos canais em alta resolução, sim. O sinal digital que as TVs por assinatura oferecem não tem alta definição. Para assistir à imagem na resolução máxima, você terá a opção de comprar um conversor HD oferecido pela própria operadora de TV. A Net já anunciou o seu, TVA prometeu um modelo para 2008 e a Sky ainda não tem planos de ter um, mas comercializa um codificador de com condições especiais para seus assinantes.

13. Posso compara um conversor para assistir à TV digital no meu televisor de tubo?

R: Sim, mas a qualidade da imagem será inferior à de alta definição. Isso porque a TV de tubo tem uma resolução de 480 linhas horizontais, enquanto o converso transmite a imagem em 1080 linhas. Mas mesmo com a diferença na definição a qualidade da imagem ainda será melhor que a vista hoje no sinal analógico.

14. O cabo HDMI e indispensável?

R: Se você quer assistir à melhor qualidade de imagem possível, o cabo HDMI se torna indispensável (desde que a TV também tenha uma conexão HDMI). Isso porque ele transmite as imagens com a qualidade digital. Usando outro tipo de cabo, como vídeo componente, a imagem perde a resolução. Para ficar de acordo com as especificações é ideal que a tevê e o cabo usem o padrão HDMI 1.3.

15. Há algum esquema para ver TV digital em trânsito?

R: Já existem no Brasil opções de TVs portáteis, com tela de 3,5 polegadas que captam o sinal digital por meio da tecnologia 1seg e com imagens de boa qualidade na resolução de 320 por 240 pixels. Além disso, os primeiros celulares capazes de captar sinal de TV digital no país estão prometidos para final do primeiro trimestre de 2008.

16. Terei de pagar a operadora para ver TV no celular?

R: Não. O padrão de TV digital escolhido pelo Brasil – o japonês – permite também a mobilidade, ou seja, assistir à TV na tela do celular ou em minitelevisores na rua, no ônibus ou no consultório médico gratuitamente.

17. Posso Ver TV no meu PC?

R: Sim. Já existem dispositivos do tamanho de um pen drive que funcionam como conversor de TV digital para computadores. Eles usam a tecnologia 1seg. Basta instalar o software e plugar o hardware na porta USB. A imagem que é recebida no micro é a mesma que vai para os celulares. Como tem resolução de 320 por 240, é vsita perfeitamente em pequenas telas, mas perde a definição para a visualização em tela cheia.

18. Haverá opções de interatividade?

R: A interatividade é uma promessa da TV digital. No entanto, é necessário o desenvolvimento de um programa capaz de interpretar as informações que são enviadas e recebidas. No Brasil esse programa será o Ginga, ainda em fase de desenvolvimento. A previsão é que os conversores com ginga instalado cheguem as prateleiras apenas no final de 2008. Na maior parte dos modelos, será necessário comprar um conversor novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina