Salve galera, acabei de chegar de viagem, estava curtindo o verão na região dos lagos do Rio de Janeiro, mais precisamente na cidade de Cabo Frio, férias perfeitas, perfeitas não, quase perfeitas. Nos dois últimos dias de viagem o tempo fechou e choveu muito. Mas teve um ponto positivo, como não tinha nada para fazer resolvi ler e fazer umas pesquisas. Folheando a revista Info da editora Abril de janeiro encontrei uma reportagem falando sobre a banda larga móvel de terceira geração, e me inspirei para escrever esse post.
Em dezembro de 2007 foi efetuado o leilão das freqüências pela Anatel, impulsionando assim a banda larga móvel de terceira geração (3G). Agora as empresas poderão disponibilizar as redes de terceira geração em todo Brasil na faixa de freqüência padronizada mundialmente. Com isso vários serviços poderão ser disponibilizados, como as chamadas com vídeo, e a internet móvel, muito interessante para usuários de notebooks. Alguns testes foram efetuados nas ruas de São Paulo onde foram testados os serviços 3G já disponíveis na cidade: O Vivo ZAP, q esta no ar desde 2004 e o Claro 3G que entrou em funcionamento mês passado.
Vamos aos resultados.
O Vivo ZAP teve velocidades de download 30% mais rápidas que o Claro 3G. Enquanto a velocidade média do Vivo ZAP era de 409 Kbps o Claro 3G se manteve em 320 Kbps. O Vivo ZAP levou 8 minutos e 49 segundos para fazer o download do Adobe Reader, de 22,4 MB, enquanto o Claro 3G levou 11 minutos e 33 segundos. Na hora do upload uma surpresa, o Claro 3G foi mais rápido, mantendo a velocidade média de 267 Kbps, enquanto o Vivo ZAP ficou na casa dos 90 Kbps. Os resultados mais próximos um do outro, foram no teste de velocidade de navegação. A taxa de transferência do Vivo ZAP foi superior a do Claro 3G, os 175 Kbps do Vivo ZAP contra 167 Kbps do Claro 3G. Veja abaixo a tabela comparativa entres os dois serviços.
Muitos precisam estar conectados a Internet na maioria do tempo.Na minha opinião a Internet móvel de terceira geração vai impulsionar as vendas de notebooks esse ano no Brasil, e facilitar a vida de muitos profissionais que não trabalham dentro de escritórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário